Vaso de barro nas mãos do oleiro

Isaías 46:8
Jeremias 18:4-6

Numa casa existem muitos vasos de tamanhos diferentes, cores diferentes, cada um ocupando um lugar diferente.

Jeremias teve uma experiência extraordinária com Deus.

Deus disse para ele: Levanta-te (não adiante ficar prostrado, reclamando da vida, chorando); depois disse: Desce à casa do Oleiro ( atitude de humilhar-se diante de Deus. Descer para ouvir a voz de Deus).

Ele viu o oleiro trabalhando um vaso de barro. Deus mostrou a Jeremias que assim era o povo de Israel em Suas mãos.

LIÇÕES QUE APRENDEMOS NA CASA DO OLEIRO:

1. O VASO DE BARRO ESTAVA NAS MÃOS DO OLEIRO . “Viu o vaso entregue nas mãos do oleiro”. Nós estamos nas mãos de Deus. Ele nos molda, trabalha o nosso caráter, nosso temperamento. Ele sabe como fazer, como agir. Ele é soberano. Ele tem direito e autoridade sobre o vaso. Não é o vaso que determina, mas Ele, o Oleiro.

1 Crônicas 21:8-13

2. O OLEIRO NÃO DESCARTOU O VASO ESTRAGADO. “Tornou a fazer dele um outro vaso”. Vivemos numa sociedade onde se descarta quase tudo. Deus não despreza aquilo que para os homens já não têm valor. Não importa a história, as mazelas, o passado, Deus não desiste de ninguém. “Aquele que vem a mim, de maneira nenhuma o lançarei fora”. Você não é descartável, mas importante para Deus.

3. O OLEIRO TRANSFORMOU O VASO INÚTIL EM ÚTIL. “Fez um vaso segundo bem lhe pareceu”. A graça de Deus transforma o desprezível e inútil em filho de Deus, em vaso de honra.

Filemon 1:10-18. Onésimo era escravo, sem valor, mas Deus, através de Paulo, devolveu a ele a dignidade e a honra.

Conclusão: Vaso Rachado: Uma alegoria: conta -se que uma senhora camponesa todo dia ia buscar água numa fonte com dois vasos, cada um na extremidade de uma vara. Um Vaso era perfeito e o outro era rachado. O Vaso perfeito conservava a água até chegar em casa. O vaso rachado chegava pela metade porque havia nele uma rachadura, uma trinca. Este vaso ficou triste e envergonhado, e perguntou para a senhora porque ela insistia nele. Ela disse: durante este tempo, enquanto você derrama a água, a água que caía refaça as sementes que eu joguei e nasceu um lindo jardim.

Você pode se sentir um Vaso Rachado, mas é muito importante para Deus.